Égua Mangalarga Marchador de muita qualidade, com excepcional comodidade e temperamento de sela, filha de uma das melhores éguas da nossa raça: Fragata´porteira azul ! Portanto irmã materna dos campeões nacionais Legat Porteira Azul e Lambada porteira Azul! Seu pai dispensa comentários, Garibaldi do Expoente que vai ao mito Trilho da Zizica e na extraordinária Onda Mocoquense..
A marcha: É o andamento peculiar da raça Mangalarga Marchador e pode ser batida, picada ou de centro . Ela se assemelha ao passo, porém é acelerada e garante apoios alternados dos bípedes laterais e diagonais, intercalados com momentos de triplice apoio, existindo também a ocorrência de sobrepegada ou retropegada. Os anteriores formam um semi circulo e os posteriores uma alavanca que impulsionam o animal.
Para garantir a correta evolução da raça dentro dos padrões, a ABCCMM chancela aproximadamente 240 provas de marcha anualmente. Nelas os árbitros analisam os animais do solo e também montados, em 5 quesitos;
Confira os nossos animais a venda – Haras Cisplatina
Comodidade: O animal que não proporciona atritos verticais frontais ou laterais ao cavaleiro e que possui bom temperamento de sela é considerado um cavalo cômodo. Normalmente os animais mais dissociados proporcionam menos atritos portanto tendem a ser mais cômodos, porém a falta de atritos não é tudo na comodidade.
Qualquer outra característica que traduz em prazer ao montar um cavalo também influencia em sua comodidade, tais como.; a energia do animal, seu adestramento, se não está pesando nas rédeas, sua atitude e sua frente na posição correta.
Rendimento: É a facilidade que um cavalo possui de percorrer uma distância maior com o menor número de passadas. As passadas precisam ser amplas e elásticas,sem preder o equilíbrio e o estilo. A ocorrência de sobrepegada e ultrapegada são desejáveis e ocorrem quando o animal coloca o posterior acima ou a frente de onde colocou o anterior ao solo, comprovando posteriores elásticos e muita impulsão.
Regularidade: É literalmente a regularidade do animal durante a prova. Ele se manteve do inicio ao fim equilibrado, com vontade, rendimento e gesto de marcha? Começou a brigar ou bater cabeça? O momento final do concurso de marcha é a hora onde os resultados serão anotados pelos árbitros para serem anunciados e comentados na sequência, portanto este quesito é muito importante.
Se o animal iniciar bem mas terminar mal, não tem como o árbitro colocá-lo em boa posição e justificar que falta treino. O árbitro julga o momento e comenta no final do campeonato, seus comentários precisam ter coerência com o que está sendo visto na pista por todos naquela hora
Adestramento: A harmonia entre o conjunto cavalo e cavaleiro são fundamentais para o bom adestramento tanto quando monta o apresentador, quanto monta o árbitro. O Animal calmo porém com energia e cadência, que respeita os comandos de rédeas, perna e assento são os mais bem adestrados. Este item é fundamental para quando o animal trabalha com rédeas livres, na marcha curta e na marcha alongada e influencia também o quesito comodidade. ,
Gesto de marcha: Este normalmente é o quesito mais expressivo em um julgamento, o gesto de marcha é soberano, se o animal não tiver bom gesto provavelmente não terá um bom resultado. O Gesto de marcha segundo a Abccmm é “o diagrama de marcha associado às qualidades dos movimentos.
O animal avança em permanente contato com o solo, com apoios alternados dos bípedes em diagonal e lateral, simétrico,em quatro tempos, obrigatoriamente intercalados por momentos de tríplice apoio. A movimentação entre os membros anteriores e posteriores deve ser harmoniosa e bem articulada.”
Se você quer saber mais leia o artigo; SAIBA TUDO SOBRE O CAVALO MANGALARGA MARCHADOR
Uma ideia sobre “Excelente égua Mangalarga Marchador -Nuna Porteira Azul”
MARCELO ALMEIDAPublicado em 7:47 pm - jul 11, 2019
Boa tarde, estou a procura de uma egua para comprar