Saiba sobre o padrão racial do Mangalarga Marchador, qual é a morfologia e o andamento desejados? Não podemos nos esquecer de avaliar estes critérios essenciais para aquisição de um bom cavalo!
O primeiro padrão racial do Mangalarga Marchador foi aprovado em 25 de outubro de 1950. Logo após, modificado em 17 de agosto de 1951.
A Abccmm possui o padrão racial do Mangalarga Marchador muito bem definido em seu site, confira aqui . Este padrão precisa ser preservado e foi um dos grandes motivadores para a criação da ABCCMM.
Hoje a Abccmm é uma entidade que possui mais de 15 mil associados. São dezenas de núcleos que estão presentes nos principais estados.
Após internacionalização a Associação passou a ter representação oficial nos EUA, Itália, Alemanha e Argentina.
São mais de 240 eventos chancelados anualmente em todo o país. Gerando cerca de 40 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.
Em 19 de maio de 2014, foi sancionada a Lei nº 12.975, que declara “a raça de cavalos Mangalarga Marchador, a raça nacional”.
O projeto é mais que uma demonstração de reconhecimento! O novo título representou uma importante conquista do setor ajudando a promover e fomentar a raça.
Portanto é muito importante que todos os criadores e amantes do cavalo que estejam atentos ao padrão racial do Mangalarga Marchador. Assim a raça poderá evoluir a passos largos.
Quesitos de avaliação da marcha do mangalarga marchador
A ABCCMM contribui para a correta evolução da raça dentro através dos concursos de marcha.
Neles os árbitros avaliam os animais do solo e analisam também montados. Os animais são avaliados em cinco quesitos; Gesto de marcha, comodidade ,rendimento regularidade e adestramento.
Você quer saber sobre os 5 quesitos analisados nas competições de marcha do cavalo Mangalarga Marchador! leia: Saiba Tudo sobre o Cavalo Mangalarga Marchador