Entenda definitivamente a diferença entre a marcha batida, marcha picada e marcha de centro!
A diferença ocorre de acordo com o tempo que o animal permanece em cada um dos apoios, sendo o grau de dissociação o maior influenciador.
Na marcha batida, os tempos de apoio diagonais são maiores do que os laterais e tríplices. Estes últimos acontecem somente nas trocas de apoio no decorrer dos deslocamentos, sendo muito rápido e quase imperceptível.
A marcha picada se caracteriza pela ocorrência de apoios laterais e tríplices maiores. Assim a permanência dos apoios laterais não são maiores do que os diagonais. Portanto a marcha picada tem a mesma sequência de apoios da marcha batida, porém com uma maior dissociação, ocasionando a diferença de permanência nos tempos de apoio.
Já a marcha de centro é o meio termo entre as duas marchas, onde esta permanência fica no meio do caminho entre a marcha batida e a marcha picada .
Exemplificando com o “tablado” nas exposições
Antigamente, nas exposições existia uma “passarela” de madeira onde os cavalos tinham que passar marchando. Esse tablado possuía uma sequencia de microfones que captavam o som do animal marchando e jogavam esse som nas caixas de som do parque, era de arrepiar! Através desse som era evidenciado o grau de dissociação de cada animal. Nesta época existiam apenas concursos de marcha batida.
Este tablado serve para você entender a diferença entre as marchas. Vou tentar escrever o som de cada marcha :
marcha batida diagonal: pá..pá..pá…pá ( o animal toca ao solo com os membros diagonais ao mesmo tempo)
marcha de centro : prá…prá…prá…prá ( Animal toca ao solo com seus apoios diagonais com diferença de tempo, portanto apresenta tríplice apoio, estes são os mais marchadores)
Se esta diferença de tempo aumenta muito este animal vai ficando cada vez mais marchado até chegar na marcha picada que o som seria mais ou menos assim: Toco-teque… toco-teque…toco-teque…toco-teque.
Veja nosso artigo completo sobre a raça; SAIBA TUDO SOBRE O CAVALO MANGALARGA MARCHADOR
É sempre bom buscar o equilíbrio entre dissociação e rendimento, uma vez que quanto mais dissociado menos rendimento o animal tende a apresentar.
O Importante entender é que a marcha só existe se temos esta diferença de tempo, existem cavalos diagonais que não estão marchando mas são cômodos, precisamos ficar de olho neles para não sermos traídos pela falta de informação!
Gostou desse artigo? Siga nosso Instagram e tenha muita informação sobre o nosso Marchador!
7 pensamentos sobre “MARCHA BATIDA, MARCHA PICADA E MARCHA DE CENTRO”
PedroPublicado em 3:04 pm - ago 28, 2018
Bom dia.
Comprei uma potra, dizeram que é marcha de centro.quero saber qual andamento dela.
Pedro.
Assis sp
Haras CisplatinaPublicado em 7:21 pm - out 23, 2018
Boa tarde Pedro! Você tem o vídeo dela? Se tiver pode nos enviar pelo whatsapp, te respondemos na hora! Obrigado!!!
ValeriaPublicado em 12:30 pm - dez 7, 2018
Bom dia estou comprando um cavalo p meu filho queria um bem macio marcha picada acho q é melhor com uns 2 ou 3 anos. Ele faz equitação também.
Raviel MendesPublicado em 10:12 pm - out 31, 2019
Gostaria de saber qual a diferença,entre Largo e marcha picada??
Fernando GabriottiPublicado em 5:49 pm - nov 1, 2019
Minha égua acabou de amansar.
Mais tem hora ela fica ao centro e depois tenta mudar.
O papel é picado.
Será teria repassar.
Roberto Camargo GonçalvesPublicado em 2:55 pm - maio 26, 2020
Gostaria de saber sobre o cruzamento do MM . Tenho uma égua marcha picada qual o melhor cruzamento para ela, Picada ou Batida?
Sérgio Alberto Thiers ReisPublicado em 11:07 am - jun 7, 2020
Parabéns! Muito boa explanação sobre a marcha de centro, desconhecida da maioria dos crisdores